Música Aleatória

Wednesday, 6 May 2009

Shir Lashalom - Lehakat Hanachal
שיר לשלום - להקת הנחל

Shir Lashalom é considerada a primeira canção de protesto do país. Apesar do resto do país estar inebriado pela vitória de 1967, a Canção para a Paz urgia os ouvintes “cantar uma canção para o amor e não para as guerras.”
Yanke’le Rotblit escreveu a canção após a guerra dos seis dias, onde perdeu sua perna ao longo dos combates pelo bairro de Abu-Tor (Jerusalém). A canção foi escrita como uma alternativa à guerra e seus resultados destruidores.
A canção foi primeiramente gravada em 1969 pela banda militar Nachal, com a solista Miri Aloni. A letra pacifista não foi de agrado de todos, e a canção foi boicotada/afastada pelo general da autoridade do Centro, Rechavam Ze’evi, e pelo general da autoridade do Sul, Ariel Sharon, por receio de que ferisse a moral do povo. Por um certo período de tempo a canção foi até mesmo proibida de ser tocada por causa da frase “Não olhem para trás, deixem os que se foram” por atingir as famílias que perderam parentes.
Em 4 de Novembro de 1995 aconteceu na Praça Rabin (então Praça Reis de Israel) uma grande manifestação em prol da paz. Miri Aloni cantou, e convidou Itzchak Rabin a cantar com ela. Após o término da canção, Rabin desceu do palco pelas escadas em direção a seu carro e então Igal Amir atirou nele três balas. Rabin feriu-se gravemente e morreu na sala de operações do hospital. No bolso de seu paletó foi encontrada a letra da canção manchada de sangue.
A canção começa com um solo de guitarra elétrica por Dani Sanderson – foi a primeira vez em que se usou esse instrumento moderno em uma canção de uma banda militar.

Mostrar/Esconder a Letra


No comments:

Post a Comment