Música Aleatória

Saturday 10 May 2014

Otiot Porchot Baavir - Eviatar Banai
אותיות פורחות באויר - אביתר בנאי

A canção é recheada de referências às fontes judaicas. Sobre os versos "Eu sou estranho a todos // E estranho a mim mesmo", Eviatar Banai conta: "Essa é uma paráfrase do Rei David. Ele escreve nos salmos [69:9] Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe. Esta frase na minha canção se refere ao começo do processo de virar judeu ortodoxo -- de repente você pôe a kipá (solidéu), de repente você percebe que você está mudando, está indo para uma direção que nunca achou que fosse. Você se sente estranho a tudo aquilo que você foi, a quem você ainda há de ser."

Os versos "O amor é forte como a morte, Grande fogo" veem de Cânticos 8:6. O refrão "Diários pegam fogo //Letras voam no ar" é inspirado na história do rav Chanina ben Teradion, sábio do Talmud que foi queimado pelos romanos junto com um rolo da Torá. Quando seus alunos lhe perguntaram o que estava vendo, disse que apesar do rolo queimar, as letras não se apagavam, mas sim ficavam mais fortes, floriam (que também significa voar em hebraico). A história é contada no Talmud Bavli, Avoda Zara, folha 18, A (תלמוד בבלי, מסכת עבודה זרה, דף י"ח, א').


Mostrar/Esconder a Letra


No comments:

Post a Comment